Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A juventude não é uma banda numa propaganda de refrigerante

Ando deprimida. Quando você faz dezoito anos, o mundo parece novo e brilhante e você tem a sensação de que tudo está ao alcance das suas mãos. Tudo o que você não podia fazer antes, está bem ali esperando por você. Olhando pela primeira vez, isso parece maravilhoso e  ser independente é maravilhoso mesmo. Acontece que construir sua independência pode não ser tão maravilhoso assim.

Há uns anos atrás, eu tinha uma sorte desgraçada; aprontava todas e as consequências pareciam nunca chegar. No fim das contas eu sempre conseguia o que queria e vivia com aquele sorriso confiante de quem sabe que não tem como dar errado. Isso era no colégio, é claro. A diversão era uma garrafa de vinho, os garotos eram tão manipuláveis e os piercings ainda me pareciam grandes novidades. Parece que faz tanto tempo. 

Quando foi que as coisas ficaram assim? A juventude parece um grande album da Mallu Magalhães, onde o ideal de vida é um domingo enorme com alguém do lado, mas é proibido afirmar sentimentos. Dizer "eu te amo" é maluquice, mas postar foto com legenda do Los Hermanos, é definitivamente muito fofo. Eu esperava uma vida - e um amor - ao som de Bon Jovi. Eu queria intensidade e não cautela aos 20 anos de idade. Sempre achei que agora fosse a hora de me entregar e fazer as coisas bizarras que eu via nos clipes de hard rock, mas a minha geração parece estar constantemente pisando em ovos. Parece ter medo de viver com uma pessoa só. 

De repente, todos parecem ter grandes ambições e um medo enorme de se apaixonar. Somos uma geração filha de casamentos desfeitos, de traumas mal curados e da ideia de que o amor é descartável, então, melhor não se entregar se não quiser ser magoado. A ideia de sofrer assusta mais que qualquer coisa agora. O mundo é frenético e a ideia de não experimentar tudo (e todos) aterroriza. Caminhamos pra onde? Quando finalmente aparece alguém legal, a gente estraga tudo com as imagens e medos bizarros que esse mundo cada vez mais rápido "ensinou" pra nós. Somos ensinados a pensar em nós mesmos antes de qualquer coisa. Precisamos estar cercados de adrenalina pra não enlouquecer. 

Eu mesma, estou em casa sozinha há alguns dias e talvez por isso esteja enlouquecendo assim. Já passou o colégio, já passou o brilho de fazer 18 anos, já desisti de ser qualquer coisa alternativa que eu quisesse ser naquela época. Perdi meu tempo vomitando e passando dias sem comer, porque a ansiedade de viver, e me ajeitar e parar com toda essa espera me faz adoecer. Boa parte das minhas amigas tem os mesmos problemas que eu. 

Hoje em dia é tudo tão liberal e o amor é tão fugaz, não era assim que a gente imaginava. Talvez fosse mentira da Disney, do Bon Jovi e dos Backstreet Boys. Como é que a gente vai saber? Não sei. Só sei que talvez eu não esteja tão preparada assim pra me tornar egoísta. Pra só me preocupar com o meu estado quando tudo der errado. Isso deve significar mais dias sem comer, eu acho. Me sinto perdida quando olho pro mundo lá fora, mas sei perfeitamente o que eu não quero ser.