Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A culpa.

Nos ensinaram que tudo o que dá errado é culpa nossa. Se a gente vive numa sociedade que acha que a culpa do estupro é da mulher, e a culpa do assalto é de quem atendeu o celular na rua, por que não achariam que a culpa do sofrimento nos relacionamentos é de quem deu tudo de si, e não de quem resolveu ser um babaca, não é mesmo? Isso é fichinha perto de outras opiniões tão grotescas que as pessoas gritam por aí. Só que por favor, não se esqueça que isso é tudo mentira.

Desde pequena, me ensinaram a não provocar, não confiar, não dar bobeira, não dar "mole" por aí. Em relação a tudo? Não, em relação a pessoas. Sempre fomos ensinados a exigir, a pisar pra conseguir as coisas. Você discorda? Aposto que já ouviu conselhos como "não retorna as ligações pra ele(a) sofrer e aprender" ou "pisa que eles grudam".

Se o casamento ou os negócios de alguém estavam indo mal, a culpa provavelmente era da pessoa, que se deixou enganar. A culpa era da mulher que aceitava apanhar, a culpa era do cara que acreditou no sócio, da fulana que caiu num golpe porque era burra. Calma aí, não está escrito em lugar nenhum que as pessoas tem o direito de te fazer mal só porque você confiou nelas. Aliás, não está escrito em lugar nenhum que as pessoas tem o direito de te fazer mal. Só que também não está escrito em nenhum lugar que você pode fazer mal a elas.

Essa lei da defesa se aplica até nas situações mais simples. Por exemplo, sempre tenho amigas que não se apaixonam. Vivo ouvindo "tenho medo de me entregar e sofrer como sofri com meu ultimo namoro". Só uma pergunta: a pessoa que você está saindo agora, é a mesma pessoa de antes ou é um ser totalmente diferente? Ok, uma pessoa escrota apareceu na sua vida achando que tinha o direito de te magoar simplesmente porque ELA não sabia ou simplesmente não queria amar alguém. Mas isso não tem nada a ver com o resto do mundo. E mais ainda: nem sempre isso tem a ver com você.

Magoar pessoas não é uma coisa certa e aceitável e você simplesmente não deve viver com medo de ser magoado. Primeiro porque você pode fazer das suas mágoas o que quiser, não necessariamente guarda-las como um escudo contra o mundo. Você pode fazer até alguma coisa boa com elas, escrever uma canção, sei lá. E segundo, porque uma vez que você faz das suas magoas um escudo contra o mundo, você se torna aquela pessoa que te magoou lá atrás. Provavelmente você vai ter tanto medo de se desfazer das suas tristezas e sequelas anteriores, que não vai perceber quando pessoas legais chegarem. E vai jogar todas as suas frustrações em cima delas, achando que todos são iguais. Frustrações que na verdade, eram destinadas a outra pessoa. Ou talvez a pessoa nenhuma, porque a própria vida se encarrega de ensinar a quem magoa. Palavra de quem já foi idiota e aprendeu bastante.

O que eu quero dizer é: alguém um dia nos ensinou que a melhor defesa era o ataque ou a fuga, mas estavam errados. Esse até é o caminho mais "fácil", mas é um caminho que nunca tem fim. Quanto mais você ataca, quanto mais você foge em vez de amar, mais você contribui pra esse mundo egoísta que se molda a cada dia. Um mundo que culpa quem sofre como se sofrer fosse fraqueza e que não repudia quem machuca, como se isso sim fosse a verdadeira força que faz o mundo girar. Ou talvez seja assim, mas só porque a gente deixou ser e deixa mais a cada "ame ao próximo 100 vezes menos que a si mesmo".